Primeiro encontro debate instituição da Câmara Setorial do Transporte Rodoviário de Cargas

Data de inclusão: 30/03/2017 19:09

Após articulação do governo municipal que pôs fim à greve dos transportadores autônomos, nesta quinta-feira (30) foi iniciado o debate sobre a instituição da Câmara Setorial do Transporte Rodoviário de Cargas do Complexo Portuário do Rio Itajaí-açu. Em reunião com entidades representativas do segmento, foi apresentado e discutido o decreto que cria o grupo de trabalho. A partir da publicação do texto, as entidades terão 15 dias para nomear seus representantes.

Os termos do decreto requerem apenas o parecer final da Procuradoria-geral do Município e será publicado nos próximos dias. “Eu dou a minha palavra de que não faltará empenho da nossa parte para que o setor funcione bem e que não sejam necessárias novas paralisações”, assegura Volnei.

Entre os itens debatidos e acordados na reunião, está a composição da Câmara Setorial. Do poder executivo, participará um representante da secretaria de Segurança e do Porto de Itajaí. Oito entidades participarão defendendo os interesses tanto dos transportadores autônomos, quanto das transportadoras.

Representantes do município de Navegantes também serão convidados a participar das discussões da Câmara. “A proposta da Câmara é justamente reunir todas as partes interessadas no transporte rodoviário de cargas e dar os encaminhamentos necessários para soluções de conflitos”, pontua Marcello Petrelli, assessor comercial do Porto de Itajaí.

Com o texto publicado, as entidades integrantes terão 15 dias para nomear seus representantes, cujo mandato será de dois anos. A primeira reunião oficial de trabalho será no décimo sexto dia após a publicação do decreto. O regimento interno da Câmara Setorial deverá ser elaborado num prazo de até 180 dias.

Otimistas com os resultados a serem alcançados com o novo grupo, participaram da discussão do decreto representantes do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Containeres e de Cargas em Geral de Itajaí e Região (Sintracon), Sindicato das Empresas de Veículos de Transporte de Carga e Logística de Itajaí e Região (Seveículos), Intersindical e Associação dos Transportadores Autônomos de Cargas.

Porto de Itajaí
Marcello Petrelli (Assessor Comercial)

Karine Mendonça