Com articulação do governo municipal, chega ao fim a greve dos caminhoneiros

Data de inclusão: 29/03/2017 19:10

Chega ao fim a greve dos caminhoneiros autônomos de Itajaí após 27 dias de paralisação. As reuniões intermediadas pelo Município de Itajaí, por meio da Superintendência do Porto, resultaram no acordo que prevê reajuste de 15% linear no valor do frete. Outro avanço para o setor foi a reativação da Câmara Setorial de Transportes. A primeira reunião para definir a atuação do grupo de trabalho será amanhã (30), no gabinete do prefeito Volnei Morastoni.

“A cidade de Itajaí fica feliz e comemora o resultado de uma negociação incansável entre o Porto e os sindicatos”, avalia Volnei. O prefeito destaca que o próximo passo importante é a retomada das atividades da Câmara Setorial, em que se criará um fórum para discussões das pautas do setor logístico.

Intermediador de todas as negociações, o assessor comercial do Porto de Itajaí, Marcello Petrelli, considera a atuação da Câmara Setorial fundamental para se evitar novas greves. “Vamos discutir os problemas permanentemente, apurar os fatos e dar os encaminhamentos necessários. Não será mais necessário tipo de situação, pois a classe terá um canal direto para ser ouvida. Precisamos unir forças para garantir a movimentação do Porto de Itajaí”, ressalta.

A primeira reunião para traçar as diretrizes de atuação da Câmara Setorial será amanhã, a partir das 17h no gabinete do prefeito. Fazem parte da pauta a definição de frota, vistorias, selos de qualidade, preços praticados no mercado e recolhimento dos impostos devidos. A oficialização da Câmara será por meio de decreto.

A criação do grupo de trabalho integra o acordo comercial firmado entre Sindicato dos Transportadores Autônomos de Containeres e de Cargas em Geral de Itajaí e Região (Sintracon) e Sindicato das Empresas de Veículos de Transporte de Carga e Logística de Itajaí e Região (Seveículos), com anuência do Município de Itajaí, Superintendência do Porto de Itajaí e Associação Empresarial de Itajaí (ACII), assinado na tarde desta quarta-feira.

O acordo também estipula o reajuste imediato de 15% sobre os valores de fretes internos, aqueles entre terminais dentro de Itajaí, e de 15% a partir de 15 de abril para viagens intermunicipais e interestaduais.

O documento assinado ainda prevê que seja feita uma consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para esclarecer dúvidas sobre a constitucionalidade e a configuração de cartel, quando da criação de uma possível tabela mínima de valores de custo de frete.

As reuniões decisivas que resultaram no acordo entre os sindicatos e a retomada imediata do transporte de contêineres entre os terminais portuários foram realizadas nesta quarta-feira com o apoio da ACII, que disponibilizou espaço para atender embarcadores, caminhoneiros autônomos e transportadoras.

Segundo o presidente do Sintracon, Ademir de Jesus, o sindicato conta com cerca de dois mil transportadores autônomos, sendo que aproximadamente 1,2 mil aderiram à paralisação em Itajaí, Navegantes, Itapoá e Imbituba desde o dia 3 de março.

“Enfrentamos muitas dificuldades, mas com diálogo vamos encontrar as soluções. Ficamos satisfeitos que chegamos num acordo e vamos retomar as atividades”, comenta Ademir.

Porto de Itajaí
Marcello Petrelli (Assessor Comercial)

Karine Mendonça

Com articulação do governo municipal, chega ao fim a greve dos caminhoneiros