Diretoras de escolas municipais recebem informações sobre sexualidade

Durante encontro na Secretaria de Educação, profissionais da Saúde esclareceram dúvidas sobre o projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’
Data de inclusão: 24/02/2017 17:12

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, promoveu na quinta-feira (23) um encontro com diretoras de escolas municipais e convidou profissionais da Secretaria de Saúde para falar sobre sexualidade. A equipe da Gerência de IST/AIDS/HV apresentou o projeto ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’. A ação tem o objetivo de levar informações sobre infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS, gravidez não planejada, autoestima, sífilis, entre outros assuntos, para adolescentes, professores e familiares.

As diretoras receberam informações sobre a metodologia do projeto, os profissionais que estarão envolvidos na orientação e os temas que serão trabalhados com alunos e professores. A intenção é construir um espaço de diálogo para reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes que estudam em escolas municipais e fazer com que tenham comportamentos mais seguros.

O supevisor do programa Saúde na Escola, Alan Roger Schnaider,  da Diretoria de Assistência ao Educando, também solicitou que a pedagoga Edna dos Santos Carvalho Laverde e a psicóloga Micaela Silveira, da Secretaria de Saúde, conversassem com os diretores sobre o que é abuso sexual e como identificá-lo no ambiente escolar. “Estudos mostram que informações corretas sobre corpo e sexualidade tornam as crianças e os adolescentes menos vulneráveis ao abuso sexual, às infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce, além de facilitar a busca por ajuda e esclarecimentos”, explicam as profissionais.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Maikeli Alves