Prefeitura promove palestra sobre transparência nos gastos públicos

Ministério Público apresentou novo programa de controle dos atos do Governo Municipal
Data de inclusão: 01/02/2017 17:08

Transparência no serviço público é o objetivo da nova gestão da Prefeitura de Itajaí. Para garantir uma gestão pública com moralidade e eficiência, todos os secretários, o Prefeito Municipal de Itajaí, Volnei Morastoni, e vereadores participaram de uma palestra sobre gestão, transparência e ética nos gastos públicos. A apresentação foi ministrada pelo Promotor da 4ª Promotoria de Justiça, Jackson Goldoni, que apresentou no Programa Unindo Forças, do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

O Programa Unindo Forças busca fortalecer os Controles Internos Municipais e, com isso, prevenir ilícitos administrativos e combater com maior eficiência a corrupção. O programa foi criado pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, iniciativa que agrega diversos órgãos estaduais e federais de controle e que elegeu o aprimoramento dos controles internos dos Municípios como foco de seu trabalho nos últimos meses.

O Prefeito Volnei Morastoni explicou que a reunião foi uma medida para reforçar a moralidade na Administração Pública Municipal. “Vamos criar uma comissão interna para reorganizar a Controladoria-Geral do Município e garantir a integridade nos atos do Governo.”, completou.

Controladoria-Geral do Município

A Controladoria é o órgão responsável por prevenir a corrupção no Governo, corrigir as irregularidades e aprimorar a Gestão Pública. Na Prefeitura de Itajaí, a Controladoria-Geral do Município conta com 11 funcionários que estão divididos em três Diretorias: Controle Interno, responsável pela prestação de contas e contratos e convênios; Auditoria, que examina e acompanha os atos do governo e a Ouvidoria, que é o meio de contato direto entre a população e a Prefeitura.

A Ouvidoria é o local em que a comunidade pode fazer denúncias, reclamações, solicitações e tirar dúvidas sobre o Serviço Público. O contato pode ser anônimo através do site da Prefeitura de Itajaí, pessoalmente ou pelo telefone 0800-6464040. Todos os contatos são encaminhados para as Secretarias responsáveis pela informação.

Controladoria-Geral

Tamara Belizario