Município de Itajaí discute soluções para trevos de acesso

Data de inclusão: 24/01/2017 12:33

O encontro da BR-101 com as rodovias Antônio Heil e Jorge Lacerda provoca os dois principais problemas no trânsito de Itajaí. Passagem para saídas do município e acesso a bairros como Santa Regina e Itaipava, o corpo técnico do Município de Itajaí busca soluções para desafogar o tráfego nos trevos. Na tarde de segunda-feira (23), uma primeira reunião com a Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho da rodovia federal, discutiu alternativas para solucionar os problemas.

A proposta é ordenar o tráfego rodoviário de passagem nos trechos de perímetro urbano, garantindo segurança e rapidez aos motoristas. A conversa com a Autopista conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo abordou os pontos críticos no trevo da rodovia Antônio Heil e da Jorge Lacerda. No acesso a Brusque, as obras de duplicação da rodovia já contemplam a construção de alças de retorno, o que eliminaria os cruzamentos. Neste primeiro momento, o Município reforçou à concessionária a necessidade de se cumprir com o projeto elaborado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

Já no acesso a Blumenau, o pedido é por uma solução mais rápida e de baixo custo. O Município já tem um projeto conceito que prevê a construção de duas rotatórias para antecipar o retorno ao perímetro urbano sem gerar conflito com o tráfego rodoviário.

A Autopista também apresentou soluções para o tráfego num período de 20 anos, mas tudo precisa passar por Brasília e receber aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O esforço do Município de Itajaí é por ampliar os diálogos e buscar a criação de projetos executivos, além de força política na esfera estadual e federal, para solucionar os problemas.

O encontro contou também com a participação do secretário Municipal de Obras, Amarildo Madeira, do assessor especial do prefeito, Auri Pavoni, e da coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jade Martins Ribeiro.

Secretaria Municipal de Urbanismo
Rodrigo Lamim (Secretário)