Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí

Sete Unidades de Saúde vão atender a comunidade para o teste rápido
Data de inclusão: 22/07/2016 13:34

Moradores de Itajaí poderão fazer o teste rápido para diagnóstico das Hepatites B e C, de Sífilis e HIV em uma ação especial da Secretaria de Saúde que marcará, na cidade, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Organizada pela Gerência de DST/AIDS/HV juntamente com a Diretoria de Atenção à Saúde, a atividade será desenvolvida no sábado, dia 30 de julho, em sete Unidades Básicas de Saúde: Cordeiros, Fazenda, Itaipava, Jardim Esperança, Portal II, Rio Bonito e Votorantim, no horário das 08 às 17h.

A testagem será realizada para a população em geral mediante apresentação de documento com foto. O teste rápido consiste na coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado leva em média 30 minutos para ser entregue.

Gabriela Barreto, Gerente do Programa DST/AIDS/HV, explica que as Unidades Básicas de Saúde também promoverão atividades de educação em saúde nas salas de espera, através da entrega de materiais informativos e insumos de prevenção (preservativo masculino, feminino e gel lubrificante). “A intenção é sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo na prevenção das Hepatites Virais e demais DST’s”, ressalta.


História da data

O dia 28 de julho é lembrado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data instituída a partir de iniciativa e propostas brasileiras, levadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

O que é

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma inflamação do fígado causada geralmente por um vírus.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia.

De acordo com a Gerência do Programa DST/AIDS/HV da Secretaria de Saúde de Itajaí, estimativas apontam que milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

Para saber se há a necessidade de realizar esses exames observe se você já se expôs a alguma dessas situações:
- Transmissão sexual: praticou sexo desprotegido (sem uso de camisinha);
- Transmissão sanguínea: compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
- Transmissão vertical: da mãe para o filho durante a gravidez e parto (vírus B, C e D).

No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias a partir da exposição para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

Sintomas

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de fazer os exames que detectam os tipos B e C.

Prevenção

Atualmente, existe vacina para a prevenção da hepatite B disponível gratuitamente no SUS. Não existe vacina contra a hepatite C, o que reforça a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão. O uso de preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de materiais como alicates de unha, giletes e escovas de dentes , uso de materiais esterilizados para a realização de tatuagens e colocações de piercings, são medidas para a prevenção da transmissão das hepatites.

O impacto causado pelas Hepatites Virais nas populações e sistemas de saúde pelo mundo é grande e representa um enorme risco à saúde global, uma vez que existem cerca de 350 milhões de pessoas com infecções crônicas por hepatite B e cerca de 170 milhões de pessoas cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite C.

-------------------------------

Informações adicionais

Secretaria de Saúde

47 3249-5524

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí
Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí
Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí
Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí
Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí
Dia Mundial contra as Hepatites terá ação especial em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí