Agentes de Saúde recebem orientações para a Vigilância e Prevenção de Quedas do Idoso

Capacitação objetiva adequar profissionais para o atendimento da população idosa
Data de inclusão: 27/06/2016 14:13

Mais 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Estratégia Saúde da Família participam nesta terça-feira (28), da “Oficina de Vigilância e Prevenção de Quedas do Idoso”. Esta será a segunda turma de profissionais capacitados para o tema – o primeiro grupo participou da atividade na semana passada. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS).

Segundo a enfermeira responsável pela área da Saúde do Idoso, Elaine Fernandez, o envelhecimento populacional e o aumento da ocorrência de doenças crônicos-degenerativas provocam a necessidade da preparação e adequação dos serviços de saúde, incluindo a formação e capacitação de profissionais para o atendimento desta nova demanda. “Nesta perspectiva, as quedas de idosos são atualmente uma das preocupações, pela frequência e pelas consequências em relação à qualidade de vida”, ressalta. Para ela, a prevenção é importante no sentido de minimizar problemas secundários decorrentes da queda.

Como estão diariamente visitando as residências dos usuários do Sistema Público de Saúde, os 300 Agentes Comunitários de Saúde da Rede Pública Municipal são o foco desta capacitação. A proposta, explica a enfermeira, é que os profissionais saiam desta oficina como multiplicadores para suas equipes de trabalho.

A primeira turma da oficina se reuniu na última quinta-feira (23), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. E a segunda turma será capacitada nesta terça-feira (28), no mesmo local e horário. Quem ministra a oficina é a terapeuta ocupacional da Secretaria de Saúde, Carolina Guazzelli, com apoio dos residentes de Fisioterapia Luciano Bernardes Júnior e Bruna Laís Brognoli.

“O intuito desta oficina é proporcionar um momento de sensibilização sobre a importância desta temática como um evento sentinela que envolve muitas outras situações de saúde do idoso”, completa a diretora de Atenção à Saúde, Marcia Dallago Cunha.

----------------------------------

Diretoria de Atenção à Saúde