Corte de bolo marca comemoração de 24 anos do CCI

Mais de 200 idosos participaram das festividades
Data de inclusão: 25/05/2016 17:00

Nesta quarta-feira (24), o Centro de Convivência do Idoso (CCI) localizado no bairro São Judas, realizou uma festa em comemoração aos 24 anos de atividades. Mais de 200 idosos estiveram presentes desde às 10h da manhã com o início do cerimonial.

No decorrer do dia, diversas atividades foram feitas para marcar a celebração desta data. Apresentações musicais, atividades referente ao Dia do Desafio realizado pelo Sesc, almoço festivo e um baile para integrar os idosos foram algumas delas. Às 15h30 o corte do bolo marcou a comemoração em conjunto com os aniversariantes do mês. A funcionária Rosana Neves da Conceição, 55 anos, também recebeu uma homenagem por ser a funcionária mais antiga da casa. “Sinto que eles são minha família. Quero continuar trabalhando com os idosos por muito tempo!”, revela.

O Centro de Convivência do Idoso foi fundado em 28 de maio de 1992. No início, contava apenas com 30 idosos matriculados. Dona Tomico Sato, 80 anos, é um exemplo. Ela está no CCI há 20 anos e participa ativamente de todas as atividades oferecidas: “Eu pratico vôlei, handebol, academia, aulas de bordado e pintura, além das danças. Desde que começou isso aqui, eu me interessei e venho toda semana”, conta animada. Atualmente, 243 idosos com idade entre 62 e 97 são atendidos diariamente. Para suportar a demanda, eles são divididos em duas turmas, uma nas segundas e quartas e a outra nas terças e quintas. Durante todo o dia eles recebem a atenção devida e são direcionados para as atividades manuais que são necessárias para o bom funcionamento da saúde física, emocional, psicológica e mental.

O Centro faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e desenvolve atividades em diversas áreas. Dentro das oficinas terapêuticas eles aprendem arte, pintura em tecido, técnicas de bordado, crochê e pintura em tela. Acontece também um dia de esmalteria, em que enaltece a beleza feminina na terceira idade. Além disso, eles podem participar de jogos de mesa, cancha de bocha, academia, salão de dança disponível e biblioteca. Profissionais de Ed. Física da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) disponibilizam atividade física ao ar livre, dentro do projeto Itajaí Ativo. O Sesc também agita os idosos com um grupo de cantoria e dança circular. E ainda há encontros semanais com profissionais da saúde para explicar mais sobre as doenças predominantes nesta fase da vida.

O atendimento acontece de segunda à quinta-feira e oferece aos idosos três refeições ao dia. A refeição da manhã às 8h30, o almoço às 11h30 e o lanche da tarde às 15h. O encerramento diário das atividades no local é às 16h. Para se inscrever no CCI é necessário residir Itajaí e ter mais de 60 anos.

Secretaria de Desenvolvimento Social

CCI – Centro de Convivência do Idoso