Dia do Campo é comemorado nesta terça-feira

Cerca de 400 famílias itajaienses trabalham todos os dias com atividade agrícola
Data de inclusão: 09/05/2016 14:15

Faça chuva ou faça sol, os agricultores da zona rural de Itajaí seguem para o campo todos os dias para cultivar grãos, hortaliças e hortifrutigranjeiros fresquinhos para levar à mesa dos itajaienses. Para comemorar essa vida no campo, nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia do Campo que homenageia e conscientiza a população sobre a importância do campo para a economia, além da existência de uma comunidade rural.

Aproximadamente 400 famílias itajaienses são envolvidas diretamente com essas atividades agrícolas na zona rural, o que equivale a cerca de 80% do território da cidade. Exemplo disso é a Família Sasse que está há 19 anos no campo e cultiva hortaliças como alface, brócolis, couve-flor, aipim, batata doce, entre outros. Dona Nair Sasse, 58 anos, explica a rotina no campo “Acordo todos os dias às 6h da manhã e vou para a roça, de lá saio às 11h para fazer o almoço e depois volto. Quando começa a escurecer eu venho para casa, é quando o dia se encerra para gente. No outro dia começa tudo de novo”.

O marido de Nair é quem a ajuda diariamente a mexer com a terra, plantar e depois colher. Os dois filhos também auxiliam com a parte da venda e entrega. A família mantém uma feira de hortaliças todas as terças e sábados no quintal de casa, além de enviar o que planta para o comércio da cidade. Para trabalhar no campo é preciso entender e gostar de lidar com a terra. Dona Nair acredita que a sua experiência fez com que ela se apaixonasse pela vida no campo “Eu não trocaria isso por nada! Amo cuidar das plantações, ver as verduras crescer e depois colher elas fresquinhas. Estamos nisso há bastante tempo e é o que eu gosto de fazer”.

Secretaria presta suporte às famílias agricultoras

A Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Prefeitura Municipal de Itajaí, auxilia as famílias do campo com assistência técnica agropecuária levando um técnico especializado da Epagri para ensinar a base de como preparar a terra e cultivar. Além disso, o Programa da Patrulha Agrícola oferece máquinas e tratores com serviço de preparação do solo, adubação e roçagem, que é fundamental para a produção de qualidade da próxima safra.

É garantido para a comunidade rural a limpeza de valas e a parceria com a Feira Livre do Fiúza Lima. Existe também o projeto Educação para Transformação em que estimula a autonomia das mulheres agricultoras frente às questões ambientais e de saúde envolvida na sua comunidade. Além do 18º Encontro de Mulheres do Meio Rural com atividades culturais e palestras.

Secretaria de Agricultura

Dia do Campo é comemorado nesta terça-feira