Semana alerta para Uso Racional de Medicamentos

Cronograma é repleto de ações de conscientização à comunidade
Data de inclusão: 28/04/2016 15:20

Com o intuito de promover a luta pela conscientização da sociedade sobre o uso correto de medicamentos, riscos da automedicação e suas complicações, o Brasil registra a data de 05 de maio como o Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos.

Para chamar a atenção da sociedade itajaiense para o tema, a Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Ações Farmacêuticas (GAF), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF), realizam, de 03 à 06 de maio, a Semana do Uso Racional de Medicamentos, com diversas ações a serem desenvolvidas para a comunidade.

No evento, serão abordados - dentro do conceito de uso racional de medicamentos, temas como acesso a medicamentos, automedicação, uso correto e descarte consciente.

O uso racional ocorre quando o paciente recebe o medicamento apropriado à sua necessidade clínica, na dose e posologia corretas, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. A utilização racional de medicamentos traz benefícios a todos os interessados, sejam pacientes individuais, instituições ou Sistemas de Saúde.

Confira, abaixo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Rede Municipal que irão promover as ações :

- dia 03/05 – U.S. Cidade Nova II

- dia 04/05 – U.S. Nossa Senhora das Graças

- dia 06/05 – C.M.R. São Judas

- Farmácia Municipal: todos os dias.

Participarão farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde, residentes da Residência Multidisciplinar, acadêmicos da Univali e professores da Univali. E as ações planejadas para estas unidades envolvem:

- Exibição de vídeo com os temas propostos para pacientes e profissionais da unidade na sala de espera;

- Distribuição de folders com informações sobre os temas elencados;

- Abordagem de pacientes que possuírem qualquer dúvida relacionada ao uso de medicamentos e seu descarte;

- Disponibilização de caixa coletora de medicamentos no dia do evento em cada unidade.

Além das ações planejadas para as (UBS), haverá cronograma especial para 05 de maio, o Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, no calçadão da Rua Hercílio Luz, nos períodos matutino e vespertino. No local, serão desenvolvidas as seguintes ações:

- Distribuição de folders

- Realização de atendimentos de consulta farmacêutica para a população (consultório de rua).

- Bonecos do Conselho Regional de Farmácia .

- Participarão destas ações os farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde, residentes da Residência Multidisciplinar, representantes do Conselho Regional de Farmácia, acadêmicos e professores da Univali.

E para fechar a programação, no dia 06 de maio, deve ocorrer o1° Seminário Municipal de Uso Racional de Medicamentos, na Univali - Bloco F4 (2º andar), Auditório 1. O horário é das 13h30 às 17h. O seminário contará como palestrantes o coordenador farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, professores da Univali e o representante do Conselho Regional de Farmácia.

Temas a serem apresentados e debatidos no Seminário:

- Acesso a medicamentos

- Uso de medicamentos

- Automedicação

- Descarte consciente de medicamentos

As inscrições para o Seminário são feitas por via eletrônica, acessando o site do Conselho Regional de Farmácia, no link http://crfsc.gov.br/seminariourmitajai/

-----------------------------------

Informações adicionais: