Processo de Escolha do Conselho Tutelar é nesse domingo (04)

Entenda como ocorre o processo
Data de inclusão: 02/10/2015 14:01

Nesse domingo (04), os brasileiros decidirão quais serão os próximos nomes a compor o Conselho Tutelar de cada município. Em Itajaí, o local de votação acontece das 08h às 17h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada na Avenida Joca Brandão, 537, Centro. Mas, você sabe como ocorre o Processo de Escolha? E, o mais importante, sabe o que faz o Conselheiro Tutelar?

O Processo de Escolha é presidido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí (COMDICA), organizado e conduzido pela Comissão Especial Eleitoral, indicada por este Conselho, e sob a fiscalização do Ministério Público, compondo-se dos critérios descritos no Edital que pode ser acessado no link: portaldocidadao.itajai.sc.gov.br.

Em Itajaí, o voto é realizado por categorias, sendo elas: Direito; Psicologia; Pedagogia; Serviço Social e Membro da Comunidade. Ou seja, cada eleitor da cidade apto a votar, vota em cinco candidatos, um por categoria. O mais votado em cada categoria é eleito.

O cidadão que deseja votar deve estar em dia com a Justiça Eleitoral até 90 dias antes do Processo de Escolha, caso contrário, não estará apto a votar. Em 04 de outubro (domingo), o cidadão deverá apresentar título de eleitor e um documento oficial com foto.

Cada candidatura é individual, sem vinculação político partidária e/ou religiosa, sendo proibida a formação de chapas. Os candidatos tem o período entre 14 de agosto e 03 de outubro para realizar a campanha eleitoral, sendo proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral no dia da votação.

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos no Art. 131 da Lei Federal 8.069/90. Em cada município há, no mínimo, um Conselho Tutelar formado por cinco membros.

A atribuição dos conselheiros é atender as crianças e adolescentes, aconselhar os pais ou responsável, promover a execução de suas decisões, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança; representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações, encaminhar ao Ministério Público ou à autoridade judiciária os casos de sua competência; expedir notificações; requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos, etc.

Veja abaixo, os candidatos ao Conselho Tutelar de Itajaí:

Carlos Augusto Pinheiro Silvestre - Direito

______________________________

Informações Adicionais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Processo de Escolha do Conselho Tutelar é nesse domingo (04)