Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Encontro de mulheres agricultoras discute meio-ambiente, saúde e gênero

Evento acontece nesta quinta-feira (27)
Data de inclusão: 26/08/2015 09:08

Nessa quinta-feira (27), acontece o Primeiro Encontro das Mulheres participantes do Projeto de Extensão Educação para a Transformação: meio-ambiente, saúde e gênero. O evento ocorre às 17h30, no Parque do Agricultor Gilmar Graf. Cerca de 80 mulheres participarão do encontro, que terá atividades de lazer a aprendizado.

O projeto tem como objetivo promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Espera-se com este projeto de extensão, estimular a autonomia das mulheres agricultoras frente às questões ambientais e de saúde promovendo, assim, o empoderamento e a autonomia para a transformação de suas comunidades. Na agricultura familiar, as mulheres agricultoras poderão ser multiplicadoras na disseminação de informação e conhecimento sobre meio-ambiente, saúde e relações de gênero.

No município de Itajaí, em que cerca de 80% do território é rural, a agricultura familiar é a que predomina. A produção vai desde as grandes propriedades de arroz irrigado até os pequenos produtores de hortaliças. Em média, 400 famílias estão envolvidas com agricultura familiar.

A realização do projeto de extensão visa contribuir com informações e mudanças de paradigmas principalmente com as mulheres agricultoras que se expõem diretamente aos agrotóxicos e, ainda por falta de conhecimento, contaminam os solos, atmosfera, alimentos, águas superficiais e lençóis freáticos e toda a biodiversidade.

A educação para a transformação é imprescindível para que ações de promoção da saúde, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), prevenção e controle dos riscos à saúde humana ocorram, pois é necessário mudar as práticas agrícolas convencionais e pensar em formas inovadoras de utilizar os recursos naturais de forma sustentável.

_______________________

Informações Adicionais:

Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Rural

(47) 3346-5500

Imagens relacionadas

Encontro de mulheres agricultoras discute meio-ambiente, saúde e gênero
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí