Alunos de Centro de Educação Infantil apredendem sobre paratletismo

Alunos do CEI Ver. Luiz Gonzaga Agostinho participaram de ação educativa no átrio
Data de inclusão: 19/08/2015 11:09

O átrio do paço municipal ganhou uma movimentação diferente nessa quarta-feira (19). Os educandos do CEI Ver. Luiz Gonzaga Agostinho vieram aprender um pouco mais sobre os esportes paralímpicos. Sentados em pequenas esteiras coloridas, os alunos de 3 a 5 anos escutavam atentamente as explicações da professora de educação física Fayola Bueno e do paratleta Bruno Carlos de Oliveira.

A intenção da atividade, como conta a professora, foi apresentar aos alunos as modalidades de esportes paralímpicos para que possam valorizar a atuação dos atletas. Fayola acredita que é “importante aprender desde cedo a respeitar as diferenças”. Para isso, a professora contou com a ajuda de Bruno de Oliveira, esportista da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir). Acompanhado de seu cão guia, Bruno contou sua experiência de quatro anos de treinamentos e competições no atletismo com arremesso de peso, disco e dardo. Além do atletismo, as crianças tiveram a experiência de conhecer sobre ciclismo e futebol para cegos.

Os esportes paralímpicos estão em alta no Brasil e em nossa região. Itajaí é a cidade do paratleta Flávio Reitz, medalhista de prata no Parapanamericano de Toronto em 2015. Competição essa em que o Brasil foi campeão geral no quadro de medalhas com 109 ouros, mais que o dobro dos Estados Unidos, segundo colocado.

A ação integra a XII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e durante a semana, outras turmas do CEI irão participar da atividade sobre os esportes paralímpicos com apresentações sobre basquete em cadeiras de rodas e bocha.

Informações Adicionais:

Alunos de Centro de Educação Infantil apredendem sobre paratletismo