I Semana Municipal de Amamentação começa neste sábado

Evento faz parte de uma campanha mundial pelo incentivo ao aleitamento materno
Data de inclusão: 28/07/2015 11:21

A partir deste sábado (01) até o dia 07 de agosto todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal desenvolverão atividades alusivas à Semana Mundial de Amamentação. Com o slogan “Amamentação e Trabalho para dar certo o compromisso é de todos”, divulgado pelo Ministério da Saúde, o objetivo da campanha internacional, também adotada no Brasil, é incentivar a prática da amamentação e a introdução de alimentos saudáveis para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura oficial da I Semana Municipal do Aleitamento Materno ocorre no dia 1º de agosto por meio da "Caminhada da Amamentação", às 9h. A caminhadada sairá em frente ao Museu Histórico, passará pelo Calçadão da Rua Hercílio Luz e terminará na Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico, no Centro. A orientação é para que todos estejam de camiseta branca. Em caso de chuva, a caminhada será adiada.

A partir da iniciativa do grupo de tutores da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB) do município de Itajaí, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a I Semana Municipal de Aleitamento Materno para promover a intensificação de ações nas Unidades de Saúde sobre o tema. O aleitamento materno é considerado a melhor forma de nutrição nos primeiros anos de vida das crianças porque pode prevenir o surgimento de diversas doenças, auxiliar no crescimento e desenvolvimento infantil, além de proteger contra doenças infecciosas.

Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de milhões de crianças em todo o mundo por causas preveníveis.  O laço dourado simétrico, símbolo da campanha, também será usado pelos servidores da saúde. Ele representa o laço familiar constituído pela mãe e o bebê, o que propõe a ideia de partes inseparáveis para o sucesso da amamentação. O nó representa a figura do pai em conjunto com os demais integrantes da família e a sociedade civil, unidos em apoio ao ato da amamentação.

Mais informações:

Diretoria de Atenção à Saúde - Serviço de Nutrição