Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos

Dono do gado leiteiro que mais produzir leva banho de leite no fim da festa
Data de inclusão: 16/07/2015 16:54

As competições de gado leiteiro e gado de corte prometem ser uma atração à parte na 33ª edição da Festa Nacional do Colono. Neste ano, a Mostra de Gado Geral, a Expofeira e o Torneio de Gado Leiteiro, devem reunir mais de 200 animais das raças mais nobres criadas no Brasil, desde a tradicional Nelore, até as leiteiras Jersey e Holandesa. A competição, que há mais de uma década integra a programação de uma das principais festas de Itajaí, é dividida em duas categorias: gado leiteiro e gado de corte. Os produtores têm até a próxima semana para entrar na disputa.

A Festa Nacional do Colono acontece de 23 a 26 de julho no Parque do Agricultor, em Itajaí, e desde o primeiro dia da programação, os competidores têm agenda a cumprir para tentar levar a melhor nas finais que acontecem no domingo (26). Isso, porque os produtores das raças leiteiras Jersey e Holandesa devem fazer a ordenha completa dos animais para que, no dia seguinte, comece a ser feita a contagem dos litros de leite a partir do que o animal produziu na noite anterior.

São esperadas de 90 a 100 animais para prova que só termina no domingo. Durante esse período, é feita a ordenha dos animais diariamente e o leite é armazenado para entrar na contagem total. No final de quatro dias nessa rotina, é feita a somatória dos litros acumulados e a vaca que tiver produzido mais é eleita a grande produtora da edição de 2015. O dono do animal, conforme reza a tradição, leva um banho com o leite ordenhado para encerrar a competição.

As competições, no entanto, não param por aí. De quinta-feira a domingo, as vacas leiteiras ainda participam de uma série de avaliações em que o corpo de jurados observa os mais variadores critérios: porte, aprumo no andar, capacidade digestiva (quantidade de comida que consegue ingerir) e, até mesmo, o calibre da veia da glândula mamária, o que influencia na capacidade de produção de leite do animal. Até se o animal é arisco ou dócil influencia na contagem dos pontos.

Tudo isso faz parte da primeira categoria, entre os animais produtores de leite. A organização do evento espera reunir produtores de todos os cantos do estado, mas a maioria deve vir do Vale do Itajaí.

Para os produtores prata da casa, vindos da zona rural de Itajaí, os melhores resultados costumam vir de outra categoria: gado de corte. Participam dessa disputa animais das raças Aberdenangus, Limosin, Nelore e Brahman. A primeira pesagem é feita na sexta-feira (24) e o principal critério avaliado até o domingo (26) é a capacidade dos animais em ganharem peso. Ao final, os três melhores levam os troféus para a casa.

Produtor, saiba como se inscrever

As inscrições dos animais devem ser feitas junto às associações de criadores de cada raça específica. As únicas exceções são na categoria de gado leiteiro, que é feita junto à Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e para as raças Nelore e Brahman, que estão sendo aceitas junto a Secretaria Municipal de Agricultura de Itajaí. A organização do evento avisa, de antemão, que todos os animais passam obrigatoriamente pelos exames de tuberculose e brucelose antes das disputas começarem.

Neste ano, donos de éguas e cavalos também podem participar, mas sem caráter competitivo. O desfile de eqüinos acontece no domingo, dia de encerramento da festa. Para se informar sobre a 33ª edição da Festa Nacional do Colono, acesse o site oficial do evento clicando aqui.

Mais informações:

Secretaria de Agricultura