Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos

Dono do gado leiteiro que mais produzir leva banho de leite no fim da festa
Data de inclusão: 16/07/2015 16:54

As competições de gado leiteiro e gado de corte prometem ser uma atração à parte na 33ª edição da Festa Nacional do Colono. Neste ano, a Mostra de Gado Geral, a Expofeira e o Torneio de Gado Leiteiro, devem reunir mais de 200 animais das raças mais nobres criadas no Brasil, desde a tradicional Nelore, até as leiteiras Jersey e Holandesa. A competição, que há mais de uma década integra a programação de uma das principais festas de Itajaí, é dividida em duas categorias: gado leiteiro e gado de corte. Os produtores têm até a próxima semana para entrar na disputa.

A Festa Nacional do Colono acontece de 23 a 26 de julho no Parque do Agricultor, em Itajaí, e desde o primeiro dia da programação, os competidores têm agenda a cumprir para tentar levar a melhor nas finais que acontecem no domingo (26). Isso, porque os produtores das raças leiteiras Jersey e Holandesa devem fazer a ordenha completa dos animais para que, no dia seguinte, comece a ser feita a contagem dos litros de leite a partir do que o animal produziu na noite anterior.

São esperadas de 90 a 100 animais para prova que só termina no domingo. Durante esse período, é feita a ordenha dos animais diariamente e o leite é armazenado para entrar na contagem total. No final de quatro dias nessa rotina, é feita a somatória dos litros acumulados e a vaca que tiver produzido mais é eleita a grande produtora da edição de 2015. O dono do animal, conforme reza a tradição, leva um banho com o leite ordenhado para encerrar a competição.

As competições, no entanto, não param por aí. De quinta-feira a domingo, as vacas leiteiras ainda participam de uma série de avaliações em que o corpo de jurados observa os mais variadores critérios: porte, aprumo no andar, capacidade digestiva (quantidade de comida que consegue ingerir) e, até mesmo, o calibre da veia da glândula mamária, o que influencia na capacidade de produção de leite do animal. Até se o animal é arisco ou dócil influencia na contagem dos pontos.

Tudo isso faz parte da primeira categoria, entre os animais produtores de leite. A organização do evento espera reunir produtores de todos os cantos do estado, mas a maioria deve vir do Vale do Itajaí.

Para os produtores prata da casa, vindos da zona rural de Itajaí, os melhores resultados costumam vir de outra categoria: gado de corte. Participam dessa disputa animais das raças Aberdenangus, Limosin, Nelore e Brahman. A primeira pesagem é feita na sexta-feira (24) e o principal critério avaliado até o domingo (26) é a capacidade dos animais em ganharem peso. Ao final, os três melhores levam os troféus para a casa.

Produtor, saiba como se inscrever

As inscrições dos animais devem ser feitas junto às associações de criadores de cada raça específica. As únicas exceções são na categoria de gado leiteiro, que é feita junto à Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e para as raças Nelore e Brahman, que estão sendo aceitas junto a Secretaria Municipal de Agricultura de Itajaí. A organização do evento avisa, de antemão, que todos os animais passam obrigatoriamente pelos exames de tuberculose e brucelose antes das disputas começarem.

Neste ano, donos de éguas e cavalos também podem participar, mas sem caráter competitivo. O desfile de eqüinos acontece no domingo, dia de encerramento da festa. Para se informar sobre a 33ª edição da Festa Nacional do Colono, acesse o site oficial do evento clicando aqui.

__________________
Mais informações:

Secretaria de Agricultura

Telefone: (47) 3346-5500 

Imagens relacionadas

Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Festa do Colono deve reunir mais de 200 bovinos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí