Itajaí recebe Encontro de Palhaçaria na próxima semana

4º Ospália terá espetáculos, oficinas e palhaceata
Data de inclusão: 06/07/2015 14:38

Emoção, muitos risos e aprendizado estão garantidos para o público de Itajaí e região no mês de julho. A cidade será palco do “4° Ospália - Encontro de Palhaçaria”, de 16 a 25 de julho. A maioria da programação é gratuita e levará a arte para as ruas com palhaços de Santa Catarina, de Minas Gerais e até da Argentina. O evento tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

Na próxima quinta-feira (16) haverá “Esquenta do Encontro” com a apresentação “Acima de 12”, às 16h, no Calçadão da Hercílio Luz. Na sexta-feira (17), tem espetáculo “Estapafúrdio”, às 10h, no Museu Etno-Arqueológico da Itaipava. Já a abertura oficial do Encontro de Palhaçaria será no dia 23 de julho (quinta-feira) com a “Palhaceata com Futebol de Perna de Pau”, às 14h30, com participação do público e dos artistas envolvidos no evento no Calçadão da Hercílio Luz.

De acordo com o organizador do evento, Charles Augusto, o Palhaço Pacacoeco, o 4° Ospália é uma homenagem aos artistas catarinenses com destaque para a Família Biriba. “Esta família trabalha a arte da palhaçaria em Santa Catarina desde a 1970 e, atualmente, está mais presente na Região Sul e no Vale do Itajaí”, ressalta.

Haverá apresentação do Palhaço Biribinha, no dia 23/07, e do Palhaço Biriba, no dia 25/07. A programação inclui a exibição do documentário “É Bucha! 40 Anos do Teatro Biriba”, seguido por uma Roda de Conversa sobre Palhaçaria, também no dia 25/07.

O aprendizado está presente na programação com a oficina “Os caminhos do palhaço – primeiros passos”, oficina de Perna de Pau, oficina de Criação do Gesto e oficina “Manual y Guia Del Payaso da Rua”. Já a diversão fica garantida no “Cabaré Ospália – Noite de Forró com apresentação de palhaços”, no dia 24/07.

O 4° Ospália - Encontro de Palhaçaria é uma realização do Ospália, em parceria com o SESC, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí e UNIMED. O evento conta com apoio da Casa da Cultura Dide Brandão e do Setor de Arte e Cultura da Univali.

Programação do 4º Ospália – Encontro de Palhaçaria

Dia 16/07:

Espetáculo: “Acima de 12” - Restanóis Cia Livre de Teatro / Florianópolis – SC
Local: Calçadão Hercílio Luz

Dia 17/07

Espetáculo: “Estapafúrdio” - Palhaço Pacacoenco / Itajaí-SC
Local: Museu Etno-Arqueológico da Itaipava

Dia 22/07

Espetáculo “Estapafúrdio”

Dia 23/07

14h30: Palhaceata com Futebol de Perna de Pau
Local: Calçadão da Rua Hercílio Luz (concentração na Praça Vidal Ramos)

16h30: “Cuidado!!!! Um payaso malo puede arruinar tu vida” - com Chacovachi / Buenos Aires – Argentina
Local: Casa da Cultura Dide Brandão

20h30: Apresentação com Palhaço Biribinha (Adriano Passos)

Dia 24/07

“Cabaré Ospália” – Noite de forró com apresentação de palhaços das cidades de Criciúma, Blumenau, Buenos Aires e Ilha da Magia
Atração: Trio Forró Brasil, Clovs, Traço, CircusFever, Flor, Lynda Colapso, Tais Dassoler, Chacovachi, Klaus
Local: Marco Zero – Choperia Gourmet

Dia 25/07

11h: Espetáculo “Viralata, o palhaço está solto” - com Palhaço Viralata / Belo Horizonte – MG
Local: Calçadão da Rua Hercílio Luz

14h: Exibição do documentário “É Bucha! 40 anos do Teatro Biriba” e Roda de Conversa sobre Palhaçaria
Local: Casa da Cultura Dide Brandão

19h: Quase Tudo no Timing - com Sua Cia. de Teatro / Itajaí – SC
Local: Teatro Municipal

20h30: Apresentação com Palhaço Biriba (Geraldo Passos)

OFICINAS

“Os caminhos do palhaço – primeiros passos” com Rodrigo Robleño – Palhaço Vira-Lata / Belo Horizonte – MG.
Dias 17, 21 e 22/07 – 19h às 22h
Dias 18, 19 e 20/07 – 9h às 12h

Oficina de Perna de Pau - com Cirquinho do Revirado / Criciúma – SC
Dias 21, 22 e 23/07 – 9h às 13h