Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional acontece nesta quarta

No evento, serão discutidas propostas na área de segurança alimentar e nutricional em Itajaí
Data de inclusão: 01/06/2015 14:34

Um espaço para discussão e aprovação de prioridades para a elaboração dos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional, além de possibilitar o debate dos principais avanços e desafio nesta área. Este é o objetivo da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí, que acontecerá nesta quarta-feira (03), a partir das 8h.

O evento acontecerá no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Bloco F4, Auditório 1. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para inscrever-se, basta clicar no banner localizado na página principal do site da Prefeitura de Itajaí.

Com o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a conferência terá três eixos para discussão de propostas: 1) comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação e saudável e da soberania alimentar; 2) estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional; 3) aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetoralidade.

A programação é bem diversificada e terá como palestrante principal o atual presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, Marcos José de Abreu. Também serão apresentadas as ações governamentais e não governamentais desenvolvidas no município, além dos grupos de discussão das propostas para posterior aprovação em plenária.

Durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o município na V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina. Também está programada para acontecer um momento cultural com apresentação de musicistas do curso de música da Univali.

De acordo com a nutricionista Elinia da Silva Mateus Melnek, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí, “a participação em conferências é um exercício de cidadania, pois as propostas aprovadas pelos delegados eleitos subsidiam o planejamento de políticas públicas na área de segurança alimentar e nutricional”.

Informações Adicionais:

Secretaria de Desenvolvimento Social