Fórum apresenta Versão Final do Plano Municipal de Educação

Material aborda as metas e estratégias para a Educação itaiaiense nos próximos 10 anos
Data de inclusão: 26/05/2015 17:38

O Fórum Municipal de Educação de Itajaí apresentou nesta terça-feira (26) a versão Final do Novo Plano Municipal de Educação (2015/2025) que será entregue ao Prefeito Jandir Bellini no próximo dia 11 de junho, durante a semana de Aniversário da cidade. O encontro aconteceu na Secretaria de Educação e contou com a participação de integrantes do Fórum, formado por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil e organizada do município, além das presenças da Avaliadora Educacional Técnica do SASE/MEC/SED/UNDIME,s professora Simone Janice Bretzke Probst e da Consultora em Educação da AMFRI, professora Gilmara da Silva. Os integrantes do Fórum Municipal de Educação receberão via email o material final e terão até o próximo dia 03 de junho para enviarem mais alguma contribuição. Depois de entregue ao Prefeito, o material será levado para votação na Câmara de Vereadores para poder entrar em vigor.

O trabalho desenvolvido pelo Fórum Municipal de Educação, busca atender o que dispõe a Lei Ordinária nº13.005/14 que trata do novo Plano Nacional de Educação e orienta os Estados e Municípios a elaborarem seus planos em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas para esta lei.

Em Itajaí, integram o Fórum Municipal de Educação as Redes de Ensino Municipal, Estadual, Privada, Sindicatos e Membros da Sociedade Civil. O trabalho desenvolvido começou no ano passado, quando os profissionais apresentaram estudos sobre todos os níveis e modalidades de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Essas informações serviram como base para produção do texto referência que subsidiou as discussões para elaboração do Plano Municipal de Educação de Itajaí.

Em 2015, as discussões foram ampliadas com a participação das Unidades Escolares de todas as Redes de Ensino. Através de um ambiente virtual, alojado no site da Secretaria de Educação, os profissionais puderam observar e estudar toda a Versão Preliminar do Plano Municipal de Educação e em seguida acrescentar opiniões e ideias a respeito de cada meta abordada. Cada contraponto foi analisado pelos representantes do Fórum, que juntos, formaram o Novo Plano Municipal de Educação (2015/2025).

Mais informações:

Fórum apresenta Versão Final do Plano Municipal de Educação