Inscrições abertas para o cadastramento de embarcações no Juntos Pelo Rio 2015

Ação que antecede a Volvo Ocean Race mobiliza população a participar de mutirão de limpeza nas regiões ribeirinhas
Data de inclusão: 04/03/2015 14:33

O Comitê de Sustentabilidade da Itajaí Stopover convoca donos de embarcações e jet skis da região para integrar a equipe de apoio náutico durante o projeto Juntos Pelo Rio de 2015. A mega operação de limpeza que une as cidades de Itajaí e Navegantes na limpeza das regiões ribeirinhas faz parte das ações de sustentabilidade da Volvo Ocean Race e está marcada para acontecer no dia 21 de março.

As embarcações levarão a bordo os voluntários e os kits de limpeza e percorrerão trechos do rio para fazer a limpeza das encostas. Cada embarcação terá um perímetro específico de trabalho e farão o descarte do material coletado junto ao ferry-boat. Ao todo, pretende-se reunir, pelo menos, 30 barcos, além do auxílio dos jet skis no apoio técnico. Donos de embarcações interessados em integrar as equipes podem procurar a organização (contatos no final do texto).

Neste ano, além de envolver novamente a comunidade e as principais instituições dos dois municípios na limpeza das encostas de rios, o projeto ganha uma nova missão: reforçar as ações de combate à dengue em Itajaí. Para isso, mais de vinte entidades, entre elas os principais órgãos da Prefeitura de Itajaí, estão engajadas no projeto que mobiliza centenas de voluntários e, sobretudo, os moradores que vivem nessas regiões.

O projeto “Juntos Pelo Rio” é uma das heranças deixadas pela passagem da Volvo Ocean Race por Itajaí em 2012, quando foi organizado o primeiro mutirão para o recolhimento de entulhos nas margens dos rios, especialmente o rio Itajaí-açu, antes da realização do evento. Desde então, todos os anos sempre no mês de março, em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março), organizadores e um mutirão de pessoas voluntárias se unem para repetir a ação.

O contato para inscrever sua embarcação pode ser feito junto ao Comitê de Sustentabilidade da Itajaí Stopover pelos telefones (47) 3341-8065 e (47) 9989-0994, ou pelo e-mail: medelin@portoitajai.com.br.

Confira como foi o primeiro Juntos pelo Rio: https://www.youtube.com/watch?v=QZ9aLb0NGtk

Órgãos que estão Juntos pelo Rio

As entidades públicas e privadas que apóiam o Juntos pelo Rio 2015 são: Prefeitura Municipal de Itajaí, Secretarias de Obras, Saúde, Educação, Defesa Civil, Porto de Itajaí, SEMASA, FAMAI, Camêra de Veradores, Navegação Santa Catarina, Marinha do Brasil, Associações Náuticas de Itajaí (ANI) e Navegantes (ANA), IFSC, Univali, CEPSUL, Navschip, Grupo de Escoteiros, SESC, Chilicom, Instituto Anjos do Mar, APM Terminals, Portonave, Trocadeiros, Poly Terminais, Képpel, Huismann, Braskarne, Gomes da Costa, Acquaplan, Itajaí e Navegantes Práticos, Hidrotopo, Recinave, Cooperfoz, Recinave, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, Bombeiros Voluntário de Navegantes, Ecosorb, FATMA, EPAGRI, FUMAN, Ambiental Transportes de Resíduos e Ambiental Limpeza Urbana.

Comitê de Sustentabilidade da Itajaí Stopover - Médelin Pitrez dos Santos

Telefones: (47) 3341-8065 e (47) 9989-0994