Cresce o número de ações da SERIT em 2014

Secretaria coordena ações que envolvem as Relações Institucionais e Temáticas
Data de inclusão: 23/12/2014 18:53

O ano de 2014 foi de intensas atividades para a Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (SERIT). Dentre elas, se destacam a promoção da Igualdade Racial e o programa Selo Social Além das demandas tradicionais, surgiram novas ações como a Blitz Educativa e a Campanha de Combate ao Racismo nos JASC.

O Secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Noemi dos Santos Cruz avalia 2014 como excelente. “Tivemos sucesso com o programa Selo Social e no trabalho de promoção da igualdade racial. Para o próximo ano, pretendemos ampliar ainda mais o números de associados no Selo Social. Nosso objetivo também é estreitar os laços com os 31 Conselhos Municipais”, relata.

Racial
Em se tratando de políticas raciais, Itajaí participou da única chamada pública que o governo federal lançou em maio deste ano para apoio aos municípios que tenham projetos para aprimorar as políticas públicas nesta área. O município foi o único do estado contemplado com uma verba de um pouco mais de R$ 100 mil para reestruturação da coordenadoria e capacitação dos funcionários.

Na parte cultural, a temática das relações étnicorraciais foi abordada de forma pontual e específica com a blitz educativa de 13 de maio (Dia da Abolição da Escravatura) com a Secretaria de Educação, Mostra de Danças Afrobrasileiras e Africanas nas festividades do aniversário da cidade e participação do Seminário das Relações Étnicorraciais promovido pela AMFRI onde o município teve destaque sendo um dos convidados a relatar as experiências exitosas.

Já o mês da Consciência Negra foi o melhor ano na avaliação dos participantes. Na comemoração e reflexão ainda houve a escolha da Mais Bela Negra da cidade em 2014. Com um público recorde de mais de 500 pessoas, o jantar em comemoração à Independência de Angola, organizado pela Associação de Angolanos, e peça teatral NEGRA, apresentada por uma universitária, além do Prêmio Simeão 2014 com o jantar de confraternização do movimento negro da cidade, a exposição dos trabalhos dos alunos e professores em todas as unidades escolares sobre o Dia da Consciência Negra e a campanha de Combate ao Racismo no Esporte durante os jogos do JASC.

Deficiência
Na área da Pessoa Com Deficiência, a Secretaria reestabeleceu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, trabalhou na alteração da lei de criação do conselho e neste momento aguarda a eleição da nova diretoria. Foi realizada com a Secretaria Municipal de Educação, um Seminário sobre Autismo, onde passaram por essa formação 300 professores. Outra ação desempenhada é um estudo sobre a Política Nacional para as Pessoas Com Deficiência, onde foi traçado um planejamento de ações estratégicas para o ano de 2015.

Gênero
Na área de gênero, a Coordenadoria participou das atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, destacando-se o Seminário Municipal sobre Lei Maria da Penha e a Campanha do Laço Branco pelo fim da violência contra mulher. Também teve a edição da terceira Parada da Diversidade, um ato de manifestação e mobilização sobre os direitos dos homossexuais.

Selo Social
Outra importante atividade sob a responsabilidade da SERIT é o Selo Social. A certificação representa um importante diferencial empresarial, na criação de vínculo entre marca, produto ou serviço e os projetos sociais. O reconhecimento como empresa socialmente responsável é fator de peso cada vez mais reconhecido pelos consumidores. Para receber esse reconhecimento, basta se cadastrar e realizar investimentos internos (funcionários), externos (comunidade) e estar em dia com os impostos. Em 2014, o Selo Social teve 61 certificações concedidas, com 774 Investimentos Sociais avaliados e um valor total de Investimentos de R$ 76.870.390,15.
Fazendo uma análise comparativa das duas últimas edições – 2012/2013 e de 2013/2014 - conclui-se que houve um aumento de 6% no Valor Total de Investimentos, passando de R$ 72.346.194,16 para R$ 76.930.390,05.

----------------------------

Informações adicionais: