Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Verão 2014/2015 começa mais seco e segue quente em SC

Chuva nos próximos três meses deve ficar próxima a acima da média, apontam especialistas
Data de inclusão: 22/12/2014 14:51

A estação mais quente do ano começou oficialmente às 20h03 deste domingo (21) e a previsão para o trimestre janeiro/fevereiro e março é de chuva próxima a acima da média climatológica na maior parte de SC. No Litoral Sul e Grande Florianópolis, a chuva tende a ficar dentro da média. Especialmente no mês de janeiro, a chuva será mal distribuída, podendo ocorrer com maior volume e intensidade em algumas localidades, sobretudo no Litoral Norte, Meio-Oeste e Planalto Norte. No Extremo- Oeste e Litoral Sul, persiste a condição de períodos de escassez de chuva e/ou estiagem, que podem comprometer agricultura e pecuária, e o abastecimento de água. Eventos de chuva intensa podem ocorrer em qualquer época do ano. No verão são mais frequentes, com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, resultando em totais superiores à média climática mensal, o que, dependendo da vulnerabilidade da região, pode colocar a mesma em estado de atenção e/ou alerta.

Climatologia de chuva:

Em janeiro e fevereiro, a média mensal é de 180 a 200 mm, com o regime de verão já estabelecido. As frentes frias passam com deslocamento rápido e são mais frequentes as chuvas convectivas, ou chuvas de verão, localizadas e de curta duração, preferencialmente entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. Em março diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente na segunda quinzena, as frentes frias são mais frequentes no Sul do Brasil e responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática varia entre 120 mm, no Meio Oeste e Planalto, e de 150 a 190 mm nas outras regiões.

As temperaturas devem manter a tendência dos últimos meses, acima da média climatológica no trimestre, com pelo menos duas a três ondas de calor mais intenso no verão, normal para a época do ano. Para o mês de janeiro de 2015 não há indicativo de onda prolongada de calor intenso.

Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Temperatura da Superfície do Mar(TSM):
No mês de novembro e dezembro, a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, permaneceu com valores acima da média climatológica, em torno de 0,5ºC e 1,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2. Esse aquecimento continua indicando a evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) em janeiro de 2015. Os modelos climáticos indicam a persistência de aquecimento para os próximos meses, com possível formação do fenômeno, de intensidade fraca, em abril de 2015. Não há trabalhos científicos que mostrem acréscimo de chuva no Sul do Brasil, durante o verão, associado ao El Niño.

 

Fonte: Epagri/Ciram

 

---------------------------- 

Informações adicionais:

Coordenadoria de Defesa Civil

Telefone: 3341-6199

Imagens relacionadas

Verão 2014/2015 começa mais seco e segue quente em SC
Verão 2014/2015 começa mais seco e segue quente em SC
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí