Termina o 1º Curso de Capacitação “Conhecendo a Auditoria do SUS”

Foram realizados seis encontros com aproximadamente 60 profissionais
Data de inclusão: 18/12/2014 17:41

Encerrou na última quarta feira (17), o 1º Curso de Capacitação “Conhecendo a Auditoria do SUS”. O curso, que durou três meses, teve como público alvo diretores, gerentes, assessores, servidores e demais profissionais do nível central da Secretaria Municipal de Saúde.

As aulas iniciaram no dia 17 de setembro para duas turmas, com aproximadamente 30 alunos em cada. Ao todo, foram realizados seis encontros que somaram 30 horas de curso para cada grupo participante. A capacitação foi coordenada pelo Sistema Municipal de Planejamento e Auditoria do SUS – SIPAS.

As aulas abordaram diversos assuntos, como: Estrutura Organizacional e Legal da Auditoria do SUS no Município de Itajaí; Contratualização de Serviços de Saúde no SUS; Auditoria e Fiscalização de Convênios e Contratos do SUS; A Relação entre a Auditoria do SUS e as demais Estruturas de Saúde; Auditorias de Sistemas de Saúde (auditorias internas e externas); Auditorias de Gestão (auditoria do Plano Municipal de Saúde, da Programação Anual de Saúde, do Relatório Anual de Gestão) e auditoria de recursos.

O objetivo foi levar conhecimento e capacitar servidores sobre o papel e a importância do sistema de auditoria no âmbito do SUS e sua aplicação prática na rotina dos serviços. O curso foi finalizado no dia 17 de dezembro, com a entrega dos certificados, na presença do Secretário Municipal de Saúde.

-------------------------------

Termina o 1º Curso de Capacitação “Conhecendo a Auditoria do SUS”