Unidade escolar recebe prêmio por Educação no Trânsito

CEI João Victorino foi escolhido Destaque de 2014 em prêmio da Auto Pista Litoral Sul
Data de inclusão: 28/11/2014 18:01

O Centro de Educação Infantil João Victorino, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, recebeu nesta semana, o prêmio Destaque 2014 da Auto Pista Litoral Sul. A unidade escolar desenvolveu trabalhos diferenciados ao longo do ano sobre Educação no Trânsito e obteve destaque entre as outras unidades de ensino do Estado. A cerimônia de premiação aconteceu em Joinville. Profissionais do CEI João Victorino foram até o local com um grupo de quinze alunos, que emocionaram o público presente, através de uma apresentação musical. Representantes da Secretaria de Educação também compareceram à premiação.

O Projeto Escola Arteris, desenvolvido pela concessionária Litoral Sul, foi criado para incentivar as escolas de Santa Catarina a desenvolver iniciativas que humanizassem o trânsito por meio da educação de valores, gerando reflexões sobre o tema trânsito. A intenção é criar oportunidades de aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social, favorecendo o exercício pleno da cidadania, através de um trabalho de inclusão, onde a ética se faz presente. No CEI João Victorino, várias atividades foram desenvolvidas ao longo do ano. Os pequenos aprenderam muitas coisas, como por exemplo, as leis de trânsito. Através de simulações reais, os alunos puderam aprender com cones, placas e agentes de trânsito reais o verdadeiro significado de ser um bom cidadão no trânsito.

“Simulamos situações reais, tivemos até infrações de alguns alunos-motoristas a bordo de suas motoquinhas e patinetes”, comenta a coordenadora do projeto, Renata Pereira Teodoro. A ação também conscientizou as famílias “Muitos pais paravam em fila dupla e deixavam os carros ligados no meio da rua para acompanhar seus filhos até a calçada. Com o projeto, já não fazem mais isso. Outro ponto positivo foi o de que eles passaram a usar adequadamente a cadeirinha no banco de trás. Inclusive, alguns deles chegaram a doar equipamentos de segurança a outras famílias”, complementa Renata.

Em 2014, o programa atendeu 21 escolas de 07 cidades: Barra Velha, Camboriú, Garuva, Itapema, Itajaí, Joinville, Pinhais. Desde 2008, já foram beneficiados 23.704 alunos e 403 professores.

-------------------------------

Unidade escolar recebe prêmio por Educação no Trânsito