Obra de melhoramento fluvial no Rio Itajaí-Mirim e canal retificado já possui RIMA

Relatório de Impacto Ambiental, obrigatório para a execução do projeto, será apresentado em audiência pública
Data de inclusão: 27/11/2014 15:51

Em junho de 2013, o Governo do Estado anunciou uma série de obras de prevenção e combate às cheias, em toda Santa Catarina. Itajaí foi contemplada com a obra de Melhoramento Fluvial no Rio Itajaí-Mirim e Canal Retificado que prevê a construção de duas comportas no Itajaí-Mirim, limpeza e desassoreamento do curso antigo e contenção das margens e aprofundamento do canal retificado. A primeira etapa para a execução do projeto já foi concluída, que é a elaboração do RIMA – Relatório de Impacto Ambiental, necessário para a obtenção da licença ambiental da obra.

O RIMA é um relatório exigido por lei, para que seja apresentado à população, com um resumo das principais características do projeto, dos estudos ambientais realizados, dos impactos previstos, dos programas ambientais a serem executados e das características ambientais na região, durante e após a execução das obras. Esse relatório será apresentado por meio de audiência pública em Itajaí – ainda sem data definida, mas já está disponível para a consulta da população. (Faça o download do arquivo abaixo da matéria).

A meta é iniciar as obras em julho de 2015. Elas ocorrerão no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (no segmento Km 12 até o Rio Itajaí-Açu) e na calha do Rio Itajaí-Mirim (no segmento Itaipava até a desembocadura do Rio Itajaí-Mirim no leito do canal retificado). Além dessas obras, serão instalados dois conjuntos de comportas de regulação, localizadas no leito do Rio Itajaí-Mirim.

Um dos conjuntos de comportas servirá para evitar os alagamentos ocorridos na área urbana de Itajaí em virtude da influência da maré e da alta vazão no rio Itajaí-Açu. Essas comportas serão instaladas no Itajaí-Mirim Antigo, imediatamente após a bifurcação com o canal retificado. O outro conjunto de comportas foi projetado para evitar o alagamento causado pelas águas que vêm durante o período da cheia em grande volume lá da região de Barracão, Brusque, Botuverá e assim por diante. Esse outro conjunto será instalado no leito natural do Rio Itajaí-Mirim, à montante da confluência com o canal retificado.

O canal retificado passará por alargamento e aprofundamento, com instalação de gabião (muro de pedras semelhante ao que foi feito nos ribeirões da Murta e Schneider). Na Foz do Itajaí-Mirim Antigo foi projetado um dique em concreto na margem direita, de forma a evitar o alagamento na região que se encontra abaixo da cota dos 3 metros. Outro dique foi projetado na margem direita da parte inicial do canal retificado.

Entenda o projeto:

Em 2009, uma cooperação técnica entre o Estado de Santa Catarina e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) foi iniciada. Essa parceria resultou no Plano Diretor de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, financiado pela JICA e finalizado em setembro de 2011. Esse plano estabelece ações de curto, médio e longo prazo e metas de segurança para a Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu.

Das nove ações traçadas pela Defesa Civil de Santa Catarina, e que também contribuem com a prevenção das cheias em Itajaí, já foram implantadas o Radar Meteorológico localizado em Lontras, e a elevação das barragens em Taió e Lontras que já está em obras.

Informações Adicionais:
Defesa Civil: 3341-6199