Reunião Extraordinária e Seminário discutem Acolhimento Institucional

Primeira reunião está marcada para segunda-feira (17) na Câmara de Vereadores
Data de inclusão: 14/11/2014 17:14

A população de Itajaí está convidada a participar da Reunião Extraordinária dos conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho de Assistência Social nesta segunda-feira (17) na Câmara dos Vereadores a partir das 8h30. Na ocasião, haverá  discussão e aprovação do Plano Municipal de Acolhimento Institucional. O Plano é inédito e faz parte de uma nova exigência do Ministério do Desenvolvimento Social.

Traçar metas, realizar  cronograma de ações, garantir a formação continuada dos cuidadores  para qualificar o serviço e, ainda, garantir os serviços da rede para crianças e adolescentes acolhidos são algumas das orientações deste plano.

A segunda etapa será realizada dia 25 de novembro, a partir das 8h30, no Auditório E1 no Campus da Univali com o 1º Seminário de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes de Itajaí. Promover o debate e referendar o que foi decidido na reunião extraordinária são os objetivos do evento. O Seminário faz parte de uma ação da Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ainda contará com a participação do Juiz Corregedor Alexandre Takaschima.

O que é acolhimento?

O Serviço de Acolhimento Institucional é destinado à famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, raça, etnia, gênero e orientação sexual.

O Serviço de Acolhimento Municipal, tem capacidade para abrigar vinte crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos em situação de vulnerabilidade . Ao todo, 30 pessoas estão envolvidas no trabalho de acolhimento na cidade, como: Assistente Social, Diretor de Programas, Assessor de Direção, Coordenadora do Abrigo, Psicóloga, Cuidadores, Auxiliar de Serviços Gerias, além da equipe que dá suporte às ações da Secretaria.

Estas ações têm o objetivo de sensibilizar a comunidade para as questões de acolhimento. Procura refletir sobre a situação da criança e do adolescente em situação vulnerável, permeada por uma ampla complexidade de estigmas que exige um olhar mais apurado da sociedade para a construção de uma perspectiva melhor.

__________________________

Informações Adicioanais: