Mutirão Educativo Itajaí x Dengue percorre área com cerca de 5 mil imóveis

Ação foi realizada neste sábado por cerca de 150 voluntários em Cordeiros
Data de inclusão: 08/11/2014 19:08

A manhã deste sábado (08) foi de conscientização. Cerca de 150 voluntários entre acadêmicos da Univali, escoteiros do grupo Padre Baron, agentes de Defesa Civil e de Endemias do Programa de Combate à Dengue, percorreram a localidade do Costa Cavalcante, em Cordeiros. A meta era conscientizar os moradores sobre os riscos de deixar água parada, contribuindo com a proliferação do mosquito da dengue.

Os volutuários percorreram uma área com cerca de 5 mil imóveis. Para os moradores que estavam em casa foi entregue um check-list que contém 13 locais onde o mosquito mais gosta de se reproduzir. A ideia, é que uma vez por semana ou sempre que chova, o morador verifique se há água acumulada nesses locais e se estão tampados. Dentre eles, estão calhas, caixas d´água, garrafas vazias, bandejas de geladeiras, ralos, vasos de plantas, vaso sanitário e baldes. Já onde não havia gente em casa, o material foi deixado na caixinha do correio. "Foi muito importante a participação dos voluntários, pois sem eles não conseguiríamos percorrer uma área tão grande, em tão pouco tempo", agradeceu o Secretário de Saúde, Márcio Silveira.

Em Itajaí, já foram identificados 201 focos do mosquito da dengue, sendo 96 em Cordeiros, 97 no São Vicente, e sete em outros bairros. Por isso, o mutirão educativo começou em Cordeiros, e nos próximos dias será realizado em São Vicente. “Mais de 90% dos focos dos mosquitos estão nas casas. Os mosquitos não gostam de água suja, como a de piscinas abandonadas, por exemplo. Eles se reproduzem em água limpa, e pode ser em pouca quantidade, como nos bebedouros de pássaros, gatos e cachorros, e até mesmo em uma tampinha de refrigerante”, alerta o Coordenador do Programa de Combate à Dengue, Lúcio Vieira.

Com a proximidade do verão, esses cuidados são ainda mais importantes, já que o mosquito se reproduz com maior facilidade no verão. Por isso, as ações de orientação ao combate à dengue na cidade estão ganhando cada vez mais força. Nesta quinta-feira (06) agentes do Programa de Combate à Dengue, Vigilância Sanitária, Secretaria de Urbanismo e FAMAI realizaram fiscalização em ferros-velhos e borracharias. Em breve, a ação também será feita em Cordeiros.

Alunos da E.B. Melvin Jonnes, em Cordeiros, realizaram Blitz Educativa em frente à escola, entregando o check-list da campanha. Além disso, eles fizeram um vídeo do desafio Itajaí x Dengue, e desafiaram a Unidade de Saúde Jardim Esperança, que também aderiu à campanha, e agora desafiou a Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças a também virar o balde contra a dengue. "A comunidade precisa se engajar nessa campanha. Só assim poderemos reduzir e eliminar os focos positivos do mosquito, evitando assim a doença em Itajaí" falou o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura de Itajaí.

Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde: 3249-5571