Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí recebe projeto Curto-Circuito do Instituto Festival de Dança de Joinville

Residência gratuita de criação em Danças Urbanas começa ainda este mês
Data de inclusão: 17/10/2014 17:37

Itajaí será a primeira cidade a receber a residência do projeto Curto-Circuito, promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural. A atividade começa no dia 31 de outubro, e o gênero escolhido é “Danças Urbanas”, tendo como professor Rafael Guarato, dançarino, pesquisador em dança, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro “Dança de Rua: corpos para além do movimento”. Na cidade, o projeto conta com o apoio da Fundação Cultural e será realizado na Casa da Cultura Dide Brandão, em quatro finais de semana entre outubro e novembro. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.festivaldedanca.com.br, até o dia 30 de outubro de 2014. São oferecidas 25 vagas.

A proposta de Guarato para esta residência é tratar das possibilidades de ampliação dos processos criativos e compositivos, tendo como alicerce as técnicas advindas das danças urbanas. Segundo o professor, durante os encontros serão debatidos e estudados, intercalando teoria e prática, questões como: palco, rua, cenário, figurino, trilha sonora, elenco, iluminação e proposta cênica; além de questões relativas ao mercado de dança.

As aulas ocorrem em quatro finais de semana consecutivos: 31/10 e 01/11; e em novembro nos dias 14 e 15; 21 e 22; 28 e 29, com encontros às sextas-feiras, das 14h às 22h, e aos sábados, das 09h às 18h30, num total de 60 horas de atividades. O público-alvo são coreógrafos, intérpretes-criadores, bailarinos, estudantes, professores e pesquisadores em dança. Esta primeira etapa do projeto de residências oferece 25 vagas.


Sobre o projeto

O Curto-Circuito é um projeto inédito de residências artísticas, que tem como objetivo interligar diferentes experiências na área da dança, realizadas em diversas localidades do país no período de outubro de 2014 até junho de 2015.

A linha de ação proposta para esta edição do projeto é realizar 10 residências voltadas para os processos de criação em Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Balé Neoclássico, sendo duas delas em cada uma das cidades selecionadas: Itajaí – SC (região Sul), Paulínia – SP (região Sudeste), Campo Grande – MS (região Centro-Oeste), Fortaleza – CE (região Nordeste) e Manaus – AM (região Norte).

As cinco cidades foram selecionadas considerando o histórico de participação de grupos e escolas de cada região nas trinta e duas edições do Festival de Dança de Joinville, através de dados obtidos na pesquisa realizada junto aos participantes do Festival de 2013 e também pelo do site do evento. No caso das regiões Sul e Sudeste, a escolha considerou também o critério de abrangência, identificando cidades que num raio de 80 km atingem diversos municípios com grande densidade demográfica e que abrigam inúmeras escolas e grupos de dança. Nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, as cidades escolhidas identificaram-se como polos de desenvolvimento regional, independente do índice de participação de grupos e escolas de dança nas edições do Festival de Joinville.

Cada residência terá a frente da condução dos trabalhos um profissional de atuação renomada na área e também - no sentido de ampliar ainda mais o conteúdo a ser desenvolvido - em cada etapa serão realizadas ações complementares, que contam com o envolvimento de especialistas de instituições acadêmicas e artísticas.

Em 2015, durante a realização do Festival, serão compartilhados os primeiros resultados deste projeto piloto, que poderá se transformar num programa permanente a partir de então.

 

Rafael Guarato

Dançarino, pesquisador em dança, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuou como dançarino de danças urbanas desde 1995, participando de grupos na cidade de Uberlândia (MG) até 2002. Atualmente tem aprofundado sua pesquisa corporal em danças urbanas e se dedicado ao estudo das possibilidades estéticas na cena contemporânea da dança, por meio de suas interfaces com as danças de rua. É autor do livro Dança de Rua: corpos para além do movimento. Professor-pesquisador vinculado ao curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolve investigações que perpassam a dança, arte, indústria cultural, apropriação, economia da arte e cultura popular.

Doutorando em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia; Pesquisador vinculado ao POPULIS (Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som); Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE); Associação Nacional de Investigadores em Dança (ANDA) e da Associação Nacional de História (ANPUH).

 

 

Serviço:

O que: Residência em Processos de Criação em Dança – Curto Circuito – Itajaí/SC

Gênero: Danças Urbanas

Professor: Rafael Guarato

Quando: 31/10 e 01/11, 14 e 15/11, 21 e 22/11, 28 e 29/11

Horário: sextas-feiras (das 14h às 22h) e aos sábados (das 09h às 18h30).

Local: Casa da Cultura Dide Brandão - Rua Hercílio Luz, Bairro Centro

Carga horária total: 60 horas

Número de vagas: 25 participantes

Inscrições: GRATUITAS, até o dia 30 de outubro, pelo site www.festivaldedanca.com.br
 

Imagens relacionadas

Itajaí recebe projeto Curto-Circuito do Instituto Festival de Dança de Joinville
Itajaí recebe projeto Curto-Circuito do Instituto Festival de Dança de Joinville
Itajaí recebe projeto Curto-Circuito do Instituto Festival de Dança de Joinville
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí